Ainda que possam assumir diferentes funções em muitos projetos, as escadas são, antes de tudo, elementos de circulação vertical, utilizadas para conectar dois ou mais níveis. Devido a relativa inconstância com que são utilizadas, muitos projetos para espaços com áreas reduzidas valem-se dessa característica para explorar soluções que vão além das configurações mais tradicionais e das medidas padrão dos espelhos.
Como uma das muitas formas de otimizar os espaços internos de um projeto de arquitetura, a distribuição de ambientes em diferentes níveis pode transformar as escadas em verdadeiras aliadas para o melhor aproveitamento da área disponível. Além do aproveitamento da área abaixo dos degraus para diferentes fins, uma solução prática é a redução da sua projeção horizontal, conforme demonstram algumas estratégias apresentadas a seguir:
Escadas com degraus intercalados (modelo Santos Dumont)
A vantagem que o modelo Santos Dumont apresenta na economia do espaço ocupado horizontalmente alia-se à ergonomia oferecida a quem a utiliza. Por conta da intercalação na disposição dos degraus, a distância vertical entre um passo e outro e outra torna-se mais próxima àquela utilizada de forma padrão, ainda que a sua projeção horizontal seja significativamente menor.
Casa na praia / Nelson Resende Arquitecto
Moradia na Rua de Brighton / Commerzn
Apartamento Doehler / SABO project
Escadas móveis ou retráteis
O uso de elementos arquitetônicos móveis ou retráteis em projetos com áreas reduzidas é uma estratégia muito conhecida e utilizada para otimizar o espaço disponível. Assim como mobiliário e divisórias, as escadas podem ser projetadas de forma a retraírem-se quando não são necessárias.
Tiny Apartment In Paris / Kitoko Studio
Apartamento 097 - Yojigen Poketto / elii
Escadas com espelhos altos
Aumentar o tamanho dos espelhos para além das usuais medidas entre 16 e 18 centímetros é uma estratégia que pode ser utilizada nos casos em que a escada dá acesso a áreas de uso eventual, de forma a não causar desconforto aos habitantes.
Casas 6 e 12 / José Lobo Almeida
Oslo Cowork / BABELstudio
Escadas marinheiro
As escadas do tipo marinheiro possuem uma projeção horizontal muito reduzida devido à organização dos degraus de forma sobreposta, e por isso são frequentemente utilizadas para dar acesso a áreas de manutenção. Assim como as escadas com espelhos mais altos, as escadas marinheiro usualmente são empregadas para dar acesso a locais de uso menos frequente.